Avançar para o conteúdo principal

6 Músicas portuguesas com História


Hoje decidi partilhar convosco 6 músicas que têm por trás um grande significado histórico. Umas mais óbvias que outras, mas de certa forma todas elas foram importantes no seu contexto temporal. A música sempre influenciou de certa forma a sociedade, por isso, deixo convosco 6 músicas que representam 6 décadas diferentes e acabam por ter diferentes significados, conforme o tempo que se viveu e vive.





1 - Desfolhada - Simone de Oliveira

                                                                Desfolhada na eurovisão
Música escrita pelo intemporal Ary dos Santos, foi a representante de Portugal no festival da Eurovisão, não era a primeira escolha mas foi a que o país levou e ainda bem, com uma letra sublimar antifascista tornou-se inolvidável para o ouvido de todos os portugueses que viram naquela música uma abertura por parte do regime. A música têm versões em francês e espanhol.



2 - Grândola, Vila morena - Zeca Afonso

                                                                     ouvir no youtube
Quem não reconhece? Uma música ainda hoje intemporal e que não pode ser esquecida. Marcou o início da revolução, o durante e o pós, criou consciencialização e foi exemplo em todo o mundo. Por isso ainda hoje é ouvida, não só no 25 de Abril, mas em todo o mundo, quando a situação «aperta».



3- Estou Além - António Variações

                                                                      ver no youtube
António Variações apareceu tão depressa no mundo musical quanto desapareceu, vítima de uma morte precoce, no entanto, deixou um grande legado. Muito à frente do seu tempo, cedo assumiu a sua homossexualidade e sempre desafiou o até então estabelecido, abrindo portas a uma nova forma de fazer música em portugal e de estar na vida. Sem formação musical, ficou um formador de mentalidades.



4 - Piu Piu Piu - Mind Da Gap

                                                                       ver no youtube
Foram uns dos percursores do hip hop em Portugal. Esta música foi uma lufada de ar fresco na cena do rap português e atingiu o top da rádio Antena 3, sendo que a partir daqui, o hip hop conseguiu impor-se como um estilo alternativo ao que existia até então.



5 - Força - Nelly Furtado
                                                                        ver no youtube
Uma música que uniu um país. Fica na história, por representar um dos maiores momentos de união nacional, a realização do Euro 2004 em Portugal. Acompanhou o trajecto da selecção até à inglória final, perdida contra os gregos. No entanto, mostrou, que também sabemos ser um povo que se une quando temos um objectivo comum.



6 - Amar pelos dois - Salvador Sobral

                                                                         ver no youtube
Para finalizar a lista não podia faltar esta música. Composta pela Luísa Sobral, deu a Portugal a primeira vitória no Eurovisão, engrandeceu ainda mais o nosso orgulho, não bastasse já o golo do Éder e contribuiu para que neste momento, fossemos dos países mais na moda até a nível musical.

Espero que tenham gostado, boas leituras.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Homem controlador do Universo - Diego Rivera

A genialidade que se sugere este fim-de-semana está relacionada com o nascimento de um movimento cultural e social no México, o Muralismo mexicano e um dos seus mais influentes autores, Diego Rivera. Nascido em Guanajato, México, em 1886, Diego morreu com quase 71 anos em 1957 na cidade do México. Foi um dos mais influentes fundadores do movimento, juntamente com José Orozco e David Siqueiros. Ficou mundialmente conhecido o seu relacionamento com Frida Kahlo, mas foram diversos os seus relacionamentos, mesmo com Frida o seu relacionamento foi conturbado, tendo se separado e junto várias vezes com a pintora. Mas falando do que realmente interessa, das obras, foram várias as obras míticas que o pintor nos deixou. Influenciadas pelos gostos políticos de Rivera, que era um marxista convicto que acolheu Trotsky após a sua expulsão da União Soviética, as suas obras dão grande ênfase à componente social que se reflecte nos seus morais, que procuram mostrar a desigualdade entre...

As portas que Abril abriu - Ary dos Santos

Em vésperas de uma das mais importantes datas do calendário português, o 25 de Abril, quero deixar convosco uma genialidade de um verdadeiro génio, que em muito ajudou a que fosse possível a revolução dos cravos, fazendo da poesia uma verdadeira arma da resistência fascista, José Carlos Ary dos Santos. Autor de poemas icónicos do cenário nacional, Ary dos Santos, deixou um antes e um depois da sua passagem pela terra, poemas que se transformaram nas melhores músicas do século XX, como, "a desfolhada", "os putos" "Lisboa menina e moça" e tantas outras que ainda hoje passam nas rádios. Em plena ditadura, corria o ano de 1938, nasce Ary dos Santos. Cedo o seu bichinho pela escrita nasce e já na adolescência, então com 16 anos vê os seus poemas serem escolhidos para o prémio Garret. Ary começou a sua militância em 1969 no Partido Comunista Português, mesmo tendo descendência de famílias aristocratas sempre procurou lutar contra o tipo de sociedade em q...

A eucaliptização do futebol português

As raízes aprofundaram, invadiram a terra alheia e estão prestes a secar a fonte, a competitividade desportiva que, há muito deixou de ser importante neste "lindo" eucaliptal.