Hoje deixo convosco a segunda parte dos documentários que não podem deixar de serem vistos, durante o que falta do fim-de-semana sairá a terceira e última parte desta minha colectânea. Espero que gostem e boas visualizações.
Desta segunda parte da lista constam documentários mais específicos, direccionados para uma só temática. Documentários que não deixam de ser perturbadores e que nos chocam pela sua realidade.
6 - Pára-me de repente o pensamento - Jorge Pelicano
ver trailer
Este é um belíssimo documentário português, acompanha a vida dos pacientes de um hospital psiquiátrico, os seus problemas e inquietações. Leva-nos a um lugar profundo da nossa lucidez, quase tão profundo que nos acabamos por identificar no quotidiano daqueles doentes psiquiátricos.
7 - Sicko - Michael Moore
ver trailer
A América é um país de grandes riquezas em que, infelizmente, nem todos usufruem de tais privilégios. Um desses privilégios é a Saúde, este documentário acompanha o sistema de saúde americano e as sua falhas, onde quase um terço da população não tem acesso a este direito universal. Neste documentário é possível ver as assimetrias de um país tão desigual quanto é os Estados Unidos.
8 - Cowspiracy - Kip Andersen e Keegan Kuhn
ver trailer
Este é talvez o documentário mais polémico de todos. Depois de ser visto, ninguém lhe consegue ficar indiferente. Aborda a problemática do consumo excessivo de carne e as consequências no tratamento por que passam os animais. Inquietante, recomenda-se moderação.
9 - The Story of Wikeleaks - Alex Gibney
Documentário que segue o processo que agitou o mundo, o chamado wikileaks e a vida do seu fundador, Julian Assange. Nem sempre a verdade é bem aceite e este é um exemplo, de como o mundo pode ser pior do que estávamos à espera, quando se diz o que não querem que se ouça.
10 - A Educação Proibida - German Doin
Ver documentário
Para finalizar esta segunda parte, deixo-vos um documentário espanhol sobre a Educação: Estrou em 2012 e cedo se transformou num sucesso, aborda a forma como educamos as nossas crianças, se o actual método é justificável e se vale a pena continuar assim. Explora casos concretos e outras formas de abordar o assunto.
Espero que tenham gostado, boa continuação de um óptimo fim-de-semana.
Ver a parte 1
Ver a parte 3
Comentários
Enviar um comentário