Avançar para o conteúdo principal

Opiniões Expresso - Vera Fernandes

O «Opiniões Expresso», pretende dar a conhecer a opinião de pessoas conhecidas de todos nós  sobre citações polémicas de intelectuais contemporâneos. 



Nesta segunda rubrica vamos dar a conhecer a opinião de Vera Fernandes. Locutora de rádio, é uma voz bem conhecida dos portugueses, juntamente com o Pedro Ribeiro, Vasco Palmeirim,  Nuno Markl,  César Mourão e  Ricardo Araújo Pereira, alegra a manhã de milhares de pessoas,  nas «Manhãs da Comercial», sendo o programa matinal líder de audiências em Portugal. Antes de trabalhar na Rádio Comercial, Vera Fernandes trabalhou também para a Cidade FM, Smoth FM e mais reconhecidamente nas tardes da M80, fazendo dela uma das mais reconhecidas locutoras de rádio para os portugueses.


Nesta primeira série de duas citações que é proposta a várias pessoas, os autores das questões questões são o nobel José Saramago e Eduardo Galeano.

É um café - «Há quem continue a procurar um Deus porque ainda não apagámos totalmente o medo, nem eliminámos a morte.» ? Comente esta citação de José Saramago.

Vera Fernandes - Desde que fui mãe que me tornei numa pessoa perfeitamente normal, leia-se uma pessoa com medos, inseguranças e, sobretudo, com medo da morte. Antes, os medos e incertezas eram uma nuvem passageira que passava de quando em quando. Ultimamente, tenho tido medo de morrer. Não por mim, mas pela pequenina. Não quero generalizar porque não sei se isto acontece só comigo, mas a verdade é que me tornei mais frágil onde antigamente era mais forte. E tornei-me mais forte onde antigamente era mais frágil. Antes, sentia-me muitas vezes invencível mas muitas vezes deixava-me ir abaixo com uma noite mal dormida ou um amor não correspondido. Agora, consigo falar sem dormir e, se antes a parte invencível era a profissional, agora sinto-me uma Super mãe, falhando todos os dias mas sabendo, que no fundo, não dava para ser de outra forma. Não sei se passei metade da minha vida a viver ao contrário, ou se toda a gente acaba por chegar a esta conclusão. O meu Deus existe mas é muito diferente do Deus dos meus pais. Ligo mais àquela conversa "das energias" porque na prática, sinto que é assim que funciona. E, o caminho, é feito de conquistas e abandonos. Há quem acredite muito em si, e eu acredito, mas quando estou sem força, ponho tudo nas mãos do destino. Acredito que é o destino que me tira a força, para eu o deixar à vontade.



É um café - «O medo governa-nos. Essa é uma das ferramentas de que se valem os poderosos, a outra é a ignorância.» Eduardo Galeano

Vera Fernandes - Na verdade, e falo por experiência própria, eu só não faço mais ou não conquisto mais porque tenho medo. Os grandes sabem disso, os grandes sabem que uma das formas de se elevarem e ganharem batalhas é diminuindo os outros. Podem não crescer, mas garantem que tudo o resto não toca no ombro. Sim, o medo controla. Sim, a ignorância deixa controlar. O conhecimento é meio caminho andado para a liberdade. Para aceitar ou não palavras, situações, até mesmo ordens, sem medos. Porque o desconhecimento provoca medo. Até o perfeccionismo provoca o medo de falhar. De facto, nada é perfeito. E esta resposta é toda ela bastante imperfeita.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Homem controlador do Universo - Diego Rivera

A genialidade que se sugere este fim-de-semana está relacionada com o nascimento de um movimento cultural e social no México, o Muralismo mexicano e um dos seus mais influentes autores, Diego Rivera. Nascido em Guanajato, México, em 1886, Diego morreu com quase 71 anos em 1957 na cidade do México. Foi um dos mais influentes fundadores do movimento, juntamente com José Orozco e David Siqueiros. Ficou mundialmente conhecido o seu relacionamento com Frida Kahlo, mas foram diversos os seus relacionamentos, mesmo com Frida o seu relacionamento foi conturbado, tendo se separado e junto várias vezes com a pintora. Mas falando do que realmente interessa, das obras, foram várias as obras míticas que o pintor nos deixou. Influenciadas pelos gostos políticos de Rivera, que era um marxista convicto que acolheu Trotsky após a sua expulsão da União Soviética, as suas obras dão grande ênfase à componente social que se reflecte nos seus morais, que procuram mostrar a desigualdade entre

A eucaliptização do futebol português

As raízes aprofundaram, invadiram a terra alheia e estão prestes a secar a fonte, a competitividade desportiva que, há muito deixou de ser importante neste "lindo" eucaliptal.

Uma questão Palestina

Deixo uma pequena reflexão para ver se percebemos o que se passa com a Palestina/Israel. Imaginemos que acontecia em Portugal o seguinte. Que ao fim de quase  900 anos de identidade como nação portuguesa, chegassem aqui um grupo de muçulmanos e reivindicassem o califado que já lhes pertenceu, ocupando e expandindo território outrora português.