Avançar para o conteúdo principal

Pequeno conto sobre José Sócrates



JOSÉ SÓCRATES FICA OFENDIDO COM PERGUNTA DE JORNALISTA DA RTP COITADINHO ROUBOU TANTO....

Era um rapaz bonito, um rapagão nortenho que poderia vir a tornar-se militar ou doutor. Era década de 80, todos ouviam sweet dreams e sonhavam, um novo mundo, os novos rostos da liberdade a agigatarem-se nos painéis das televisões ( a televisão ganhava cores ia ser tão grandioso ).

Era Sócrates, por motivos quase proféticos. Era José por motivos quotidianos, e, embora esse estatudo nunca vá ser reconhecido aos olhos de quem não vê o destino, por motivos quase proféticos.

Que iam pensar dele? Mas como olhar para trás e fazer prognósticos?

Era um rapagão, tinha a esperança e a confiança, a candura e a imagem. Não havia mentira nem uma só no campo minado que parecia dos alpes em tempo de primavera. Ele olhava-se ao espelho muitas vezes, tinha em si o amor por si. Fazia-se entender. Fazia cerrar o punho até ao momento da assinatura.

- Que pensam de mim? Perdi muitas pessoas, o castigo foi grande, se me permite

Perdeu muitas pessoas

- Tentei compensar, há matérias desconhecidas

Perdeu muita coisa e tentou compensar, mas não passava. Eram as perdas irreparáveis.

- Chamo-me José Sócrates e olho-me muitas vezes ao espelho. Fui, em tempos, inocente.

Voltando ao passado, ali na Covilhã a escutar a Sweet Dreams. Tantos sonhos há que ficam por cumprir


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Homem controlador do Universo - Diego Rivera

A genialidade que se sugere este fim-de-semana está relacionada com o nascimento de um movimento cultural e social no México, o Muralismo mexicano e um dos seus mais influentes autores, Diego Rivera. Nascido em Guanajato, México, em 1886, Diego morreu com quase 71 anos em 1957 na cidade do México. Foi um dos mais influentes fundadores do movimento, juntamente com José Orozco e David Siqueiros. Ficou mundialmente conhecido o seu relacionamento com Frida Kahlo, mas foram diversos os seus relacionamentos, mesmo com Frida o seu relacionamento foi conturbado, tendo se separado e junto várias vezes com a pintora. Mas falando do que realmente interessa, das obras, foram várias as obras míticas que o pintor nos deixou. Influenciadas pelos gostos políticos de Rivera, que era um marxista convicto que acolheu Trotsky após a sua expulsão da União Soviética, as suas obras dão grande ênfase à componente social que se reflecte nos seus morais, que procuram mostrar a desigualdade entre

A eucaliptização do futebol português

As raízes aprofundaram, invadiram a terra alheia e estão prestes a secar a fonte, a competitividade desportiva que, há muito deixou de ser importante neste "lindo" eucaliptal.

Uma questão Palestina

Deixo uma pequena reflexão para ver se percebemos o que se passa com a Palestina/Israel. Imaginemos que acontecia em Portugal o seguinte. Que ao fim de quase  900 anos de identidade como nação portuguesa, chegassem aqui um grupo de muçulmanos e reivindicassem o califado que já lhes pertenceu, ocupando e expandindo território outrora português.