Avançar para o conteúdo principal

Universo em desencanto - Tim Maia




Hoje falamos de Tim Maia, um génio brasileiro, que como todos os génios, tinha tanto de talento como de loucura. Nascido no Rio em 1942, Tim cedo mostrou aptidão e gosto pela musica, tendo sido um dos mais notáveis cantores de  «Soul»  da sua geração, não só no Brasil, como no resto do mundo.  Passados 20 anos da sua morte, ainda hoje um pouco por todo o lado as suas músicas são um sucesso, fazendo de Tim uma referência para todos os que gostam da boa música.



O álbum que escolhi para relembrar a vida de Tim Maia, foi um álbum polémico, aliás, como toda a sua vida, O Tim Maia Racional. Nesta fase da sua vida, Tim que era dependente químico das drogas e do álcool além de denotar excesso de peso, descobriu uma religião, o universo em desencanto, e foi nesse exacto momento que mudou de vida. Deixou as drogas, o alcool, passou a vestir-se só de branco e acima de tudo virou um guia espiritual, doutrinando através do que melhor sabia fazer, a música. Fez este álbum dividido em duas partes, a primeira saiu em 1974, saindo a segunda um ano depois. A nível musical é um deleite para os ouvidos, o instrumental, a voz e a simbiose entre os ritmos do samba, blues e bossa nova são visíveis, fazendo deste, embora dos menos conhecidos, um dos seus melhores álbuns.


Mais tarde veio a desiludir-se com a religião e voltou à vida que sempre teve, de excessos, sendo que coincidiu com o regresso dos tempos de maior popularidade, lançando sucesso como "Descobridor dos Sete Mares" e "Me Dê Motivo". Mas estes excesso vieram a ressentir-se na sua vida, e em 1998, faleceu, depois de um concerto, quando já estava em declínio psicológico mas acima de tudo físico.

Apesar da grande obra que nos deixou, partiu cedo de mais. Mas como todos aqueles que são geniais, se fosse para viver mais não teria feito um « Universo em desencanto».




Genialidades é uma etiqueta com as melhores sugestões artísticas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Homem controlador do Universo - Diego Rivera

A genialidade que se sugere este fim-de-semana está relacionada com o nascimento de um movimento cultural e social no México, o Muralismo mexicano e um dos seus mais influentes autores, Diego Rivera. Nascido em Guanajato, México, em 1886, Diego morreu com quase 71 anos em 1957 na cidade do México. Foi um dos mais influentes fundadores do movimento, juntamente com José Orozco e David Siqueiros. Ficou mundialmente conhecido o seu relacionamento com Frida Kahlo, mas foram diversos os seus relacionamentos, mesmo com Frida o seu relacionamento foi conturbado, tendo se separado e junto várias vezes com a pintora. Mas falando do que realmente interessa, das obras, foram várias as obras míticas que o pintor nos deixou. Influenciadas pelos gostos políticos de Rivera, que era um marxista convicto que acolheu Trotsky após a sua expulsão da União Soviética, as suas obras dão grande ênfase à componente social que se reflecte nos seus morais, que procuram mostrar a desigualdade entre

A eucaliptização do futebol português

As raízes aprofundaram, invadiram a terra alheia e estão prestes a secar a fonte, a competitividade desportiva que, há muito deixou de ser importante neste "lindo" eucaliptal.

Uma questão Palestina

Deixo uma pequena reflexão para ver se percebemos o que se passa com a Palestina/Israel. Imaginemos que acontecia em Portugal o seguinte. Que ao fim de quase  900 anos de identidade como nação portuguesa, chegassem aqui um grupo de muçulmanos e reivindicassem o califado que já lhes pertenceu, ocupando e expandindo território outrora português.