Avançar para o conteúdo principal

Bia Ferreira - do ghetto para o mundo

Hoje deixo aqui no blog  uma  daquelas descobertas aleatórias do YouTube, daquelas que acontece quando se anda à procura de alguma coisa diferente e que geralmente nos põe a ver coisas estúpidas. No entanto, aqui foi uma genialidade que acabei por encontrar, daquelas muito raras que nos deixam de certa forma emocionados e que merece ser partilhada para todo mundo.

Bia Ferreira é uma jovem cheia de talento, tanto talento que nos deixa com "pele de galinha" ao ouvir a sua voz, a sua instrumentalidade e a sua lírica tão poderosa. Parece juntar numa só pessoa, a potência vocal da Nina Simone, a poesia da Capicua, as notas da Luísa Sobral e a força de Cesária Évora. Nascida em Aracaju, Bia considera-se uma artista de ghetto que tem no activismo uma forma clara de fazer boa música abordando questões fundamentais como o racismo, a pobreza e o machismo, quebrando estigmas e barreiras de forma genial.

BiaFerreiraOficial - Facebook

"Desde que o tempo é tempo, no mundo se canta... Eis que surge mais Voz no mundo negrx musical Bia Ferreira Num cenário em que a repetição de fórmulas, a vulgarização da sexualidade, a segmentação de mercado, a falta de raízes, e outras coisas que ditam as regras no perfil da música brasileira, ela chega portando o estandarte de uma negritude musical performática em gesto, fala, som e cordas. Compositora, com potente trabalho autoral, brasileira sem clichê, moderna sem forçar a barra, batuqueira natural, de musicalidade profunda, suavidade jazzística, e devota suprema do balanço. Bia é artista do ghetto e sua voz é dissonante e ativista."


Aqui deixo o porquê de Bia Ferreira ter de começar a ficar mais conhecida, não só no Brasil, mas no mundo inteiro, qualidade desta é rara e tem de ser partilhada. Espero ver brevemente em Portugal, que se lixe a Anitta.

Bia Ferreira - Cota não é esmola

Bia Ferreira - Diga Não

Bia Ferreira - Conte Comigo

Bia Ferreira - Domenica

Entrevista de Bia Ferrreira

No Spotify

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Homem controlador do Universo - Diego Rivera

A genialidade que se sugere este fim-de-semana está relacionada com o nascimento de um movimento cultural e social no México, o Muralismo mexicano e um dos seus mais influentes autores, Diego Rivera. Nascido em Guanajato, México, em 1886, Diego morreu com quase 71 anos em 1957 na cidade do México. Foi um dos mais influentes fundadores do movimento, juntamente com José Orozco e David Siqueiros. Ficou mundialmente conhecido o seu relacionamento com Frida Kahlo, mas foram diversos os seus relacionamentos, mesmo com Frida o seu relacionamento foi conturbado, tendo se separado e junto várias vezes com a pintora. Mas falando do que realmente interessa, das obras, foram várias as obras míticas que o pintor nos deixou. Influenciadas pelos gostos políticos de Rivera, que era um marxista convicto que acolheu Trotsky após a sua expulsão da União Soviética, as suas obras dão grande ênfase à componente social que se reflecte nos seus morais, que procuram mostrar a desigualdade entre

A eucaliptização do futebol português

As raízes aprofundaram, invadiram a terra alheia e estão prestes a secar a fonte, a competitividade desportiva que, há muito deixou de ser importante neste "lindo" eucaliptal.

Uma questão Palestina

Deixo uma pequena reflexão para ver se percebemos o que se passa com a Palestina/Israel. Imaginemos que acontecia em Portugal o seguinte. Que ao fim de quase  900 anos de identidade como nação portuguesa, chegassem aqui um grupo de muçulmanos e reivindicassem o califado que já lhes pertenceu, ocupando e expandindo território outrora português.