Avançar para o conteúdo principal

Fernanda Câncio ou como sair de fininho

Um artigo de Diogo Xavier.



A propósito do artigo de Fernanda Câncio no Diário de Notícias, vem à tona uma perplexidade incrível aos olhos de quem conhece, através das escutas saídas na comunicação social, o envolvimento da mesma com José Sócrates.


É difícil, praticamente impossível, que Sócrates seja considerado inocente em algum dos crimes que lhe apontam. José Sócrates ser condenado nos tribunais será, em princípio, o sistema judicial a funcionar. Por outro lado, ser condenado pela opinião pública, factor que se tem verificado, é apenas o reflexo de um sentimento colectivo de revolta mais ou menos espontânea.


José Sócrates concentrava em si, alegadamente, uma rede infinita de dominados, pessoas que sabiam das elevadas posses, ou das elevadas posses dos amigos, ou do centro de influências em que o homem estava mergulhado.


Todas estas pessoas tiveram a mesma reacção perante as sucessivas revelações de escutas, ou seja, uma imensa vergonha.


Ninguém as censura. As ex´s de Sócrates, fundamentalmente, foram danos colaterais na operação. Gerou-se uma espécie de acordo tácito


- as senhoras agora calam-se e daqui a uns meses ninguém se lembrará dos vossos nomes, o importante é o Sócrates, apanhar esse corrupto


Mas Fernanda Câncio não parece satisfeita e quer sair de fininho.


A mesma Fernanda que há uns anos telefonava a Sócrates a impingir uma casa de milhões no Chiado, a mesma Fernanda feminista que vive férias de luxo pagas por Sócrates. Esta Fernanda não sabe que Sócrates é "um mentiroso".


Ao que parece, Fernanda Câncio achava que namorava com um anjo e que tudo lhe caía do céu.



Ai Fernanda, Fernanda...    

Diogo Xavier

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Homem controlador do Universo - Diego Rivera

A genialidade que se sugere este fim-de-semana está relacionada com o nascimento de um movimento cultural e social no México, o Muralismo mexicano e um dos seus mais influentes autores, Diego Rivera. Nascido em Guanajato, México, em 1886, Diego morreu com quase 71 anos em 1957 na cidade do México. Foi um dos mais influentes fundadores do movimento, juntamente com José Orozco e David Siqueiros. Ficou mundialmente conhecido o seu relacionamento com Frida Kahlo, mas foram diversos os seus relacionamentos, mesmo com Frida o seu relacionamento foi conturbado, tendo se separado e junto várias vezes com a pintora. Mas falando do que realmente interessa, das obras, foram várias as obras míticas que o pintor nos deixou. Influenciadas pelos gostos políticos de Rivera, que era um marxista convicto que acolheu Trotsky após a sua expulsão da União Soviética, as suas obras dão grande ênfase à componente social que se reflecte nos seus morais, que procuram mostrar a desigualdade entre

A eucaliptização do futebol português

As raízes aprofundaram, invadiram a terra alheia e estão prestes a secar a fonte, a competitividade desportiva que, há muito deixou de ser importante neste "lindo" eucaliptal.

Uma questão Palestina

Deixo uma pequena reflexão para ver se percebemos o que se passa com a Palestina/Israel. Imaginemos que acontecia em Portugal o seguinte. Que ao fim de quase  900 anos de identidade como nação portuguesa, chegassem aqui um grupo de muçulmanos e reivindicassem o califado que já lhes pertenceu, ocupando e expandindo território outrora português.