O dia começou cedo, como não seria de esperar, principalmente quando um feriado é um bom motivo para passar a manhã na cama. Mas nós, o CJUCA, a mais velha associação juvenil do concelho de Vieira do Minho decidiu quebrar o estigma e ir trabalhar, ou melhor, preparar, num dia que é de tudo menos de trabalho, mas foi um trabalho em prol de todos os vieirenses e por isso só já não é um trabalho, mas um dever cívico de um jovem que quer o melhor para a sua terra e que junta a isso o prazer de estar com amigos.
Quando se chegou ao local da reflorestação, o sol ainda estava baixo e escondido atrás das belas colinas da Serra da Cabreira, corria uma ligeira brisa húmida que cobria a pouca vegetação que resta no local de orvalho e o casaco ainda era o acessório útil, no entanto, logo descobrimos que além de íngreme e rochoso o local escolhido, era um local idílico, digno de cenário para um filme medieval, onde a paisagem se perde nas montanhas que nos rodeiam por todos os lados.
A preparação de actividade incluía a elaboração dos buracos e a limpeza de vegetação na área. Mas logo se percebeu que seria uma tarefa complicada, desde logo porque o local escolhido é muito rochoso, com um chão granítico, não foi fácil encontrar locais onde fosse fácil escavar mas também porque além de extensa a área, também o sol já se tinha levantado e fazia agora mais calor.
Mas tudo isto isso não passaram de obstáculos que foram sendo ultrapassados, com dedicação, bom espírito de equipa e vontade em que a actividade seja bem sucedida, conseguimos que no final de uma manhã mais de 400 buracos estivessem feitos e que a maior parte do trabalho tenha sido adiantado para o dia da actividade mesmo que tenham havido umas pausas para se hidratar, descansar ou simplesmente registar o momento.
Para se finalizar esta manhã diferente, decidimos parar junto dos carros, registar o momento de amizade e confraternização e deixar a lona no local para que o maior numero de pessoas possam participar na actividade e saber que é possível agir de forma cívica também em "terra de encantos".
Deixa a tua marca para a posterioridade pelos melhores motivos e planta não uma, mas várias árvores. Dia 5 contamos com a tua presença e traz um amigo também.
Comentários
Enviar um comentário