Avançar para o conteúdo principal

Uma manhã do trabalhador diferente


Diz a tradição que um bom feriado é para descansar, ainda mais se for o dia do trabalhador, mas nós, pela manhã já estávamos na serra para preparar a actividade que vai decorrer no dia 5, a reflorestação da Serra da Cabreira, uma espécie de warm up para o que aí vêm no Sábado.


O dia começou cedo, como não seria de esperar, principalmente quando um feriado é um bom motivo para passar a manhã na cama. Mas nós, o CJUCA, a mais velha associação juvenil do concelho de Vieira do Minho decidiu quebrar o estigma e ir trabalhar, ou melhor, preparar, num dia que é de tudo menos de trabalho, mas foi um trabalho em prol de todos os vieirenses e por isso só já não é um trabalho, mas um dever cívico de um jovem que quer o melhor para a sua terra e que junta a isso o prazer de estar com amigos.


Quando se chegou ao local da reflorestação, o sol ainda estava baixo e escondido atrás das belas colinas da Serra da Cabreira, corria uma ligeira brisa húmida que cobria a pouca vegetação que resta no local de orvalho e o casaco ainda era o acessório útil, no entanto, logo descobrimos que além de íngreme e rochoso o local escolhido, era um local idílico, digno de cenário para um filme medieval, onde a paisagem se perde nas montanhas que nos rodeiam por todos os lados.


A preparação de actividade incluía a elaboração dos buracos e a limpeza de vegetação na área. Mas logo se percebeu que seria uma tarefa complicada, desde logo porque o local escolhido é muito rochoso, com um chão granítico, não foi fácil encontrar locais onde fosse fácil escavar mas também porque além de extensa a área, também o sol já se tinha levantado e fazia agora mais calor.


Mas tudo isto isso não passaram de obstáculos que foram sendo ultrapassados, com dedicação, bom espírito de equipa e vontade em que a actividade seja bem sucedida, conseguimos que no final de uma manhã mais de 400 buracos estivessem feitos e que a maior parte do trabalho tenha sido adiantado para o dia da actividade mesmo que tenham havido umas pausas para se hidratar, descansar ou simplesmente registar o momento. 



Para se finalizar esta manhã diferente, decidimos parar junto dos carros, registar o momento de amizade e confraternização e deixar a lona no local para que o maior numero de pessoas possam participar na actividade e saber que é possível agir de forma cívica também em "terra de encantos".


Deixa a tua marca para a posterioridade pelos melhores motivos e planta não uma, mas várias árvores. Dia 5 contamos com a tua presença e traz um amigo também.








Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Homem controlador do Universo - Diego Rivera

A genialidade que se sugere este fim-de-semana está relacionada com o nascimento de um movimento cultural e social no México, o Muralismo mexicano e um dos seus mais influentes autores, Diego Rivera. Nascido em Guanajato, México, em 1886, Diego morreu com quase 71 anos em 1957 na cidade do México. Foi um dos mais influentes fundadores do movimento, juntamente com José Orozco e David Siqueiros. Ficou mundialmente conhecido o seu relacionamento com Frida Kahlo, mas foram diversos os seus relacionamentos, mesmo com Frida o seu relacionamento foi conturbado, tendo se separado e junto várias vezes com a pintora. Mas falando do que realmente interessa, das obras, foram várias as obras míticas que o pintor nos deixou. Influenciadas pelos gostos políticos de Rivera, que era um marxista convicto que acolheu Trotsky após a sua expulsão da União Soviética, as suas obras dão grande ênfase à componente social que se reflecte nos seus morais, que procuram mostrar a desigualdade entre

A eucaliptização do futebol português

As raízes aprofundaram, invadiram a terra alheia e estão prestes a secar a fonte, a competitividade desportiva que, há muito deixou de ser importante neste "lindo" eucaliptal.

Uma questão Palestina

Deixo uma pequena reflexão para ver se percebemos o que se passa com a Palestina/Israel. Imaginemos que acontecia em Portugal o seguinte. Que ao fim de quase  900 anos de identidade como nação portuguesa, chegassem aqui um grupo de muçulmanos e reivindicassem o califado que já lhes pertenceu, ocupando e expandindo território outrora português.